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A expressão musical infantil
22 DE NOVEMBRO: DIA DA MÚSICA
A música está presente em diversas situações da vida humana. Existe música para adormecer, para dançar, para chorar os mortos, para conclamar o povo a lutar, o que remonta à sua função ritualística. Presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios a cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança. Ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. Sugerindo interpretações, orientando a expressão corporal e o manuseio correto de diferentes instrumentos, o professor pré-escolar estará contribuindo para o desenvolvimento do aluno, integrando-o a um grupo e permitindo sua comunicação através das emoções que a música desperta. Mesmo a criança que tem dificuldade em coordenação motora global conseguirá, através das rodas cantadas e das danças coletivas, certa harmonia e segurança.
Bandinha Rítmica
A bandinha rítmica é uma das mais ricas formas de expressão musical. Além dos valores estéticos a ela atribuídos, concorre também para o desenvolvimento do autodomínio e da auto-realização, por permitir que a própria criança construa seus instrumentos. São várias as suas finalidades na pré-escola:
*despertar e desenvolver o senso rítmico;
*desenvolver a acuidade auditiva;
*satisfazer a necessidade de atividade muscular aplicada a um fim construtivo;
*desenvolver o controle motor;
*desenvolver a autodisciplina e a atenção;
*estimular a confiança em si mesmo e o autodomínio;
*estimular a expressão espontânea e as fantasias inconscientes;
*desenvolver hábitos sociais (respeitar a vez do colega, confraternização e sociabilização).
Essa atividade tem de ser introduzida aos poucos. A criança deve explorar e conhecer todas as possibilidades de cada instrumento separadamente, para depois ir juntando, numa mesma música, dois ou mais instrumentos, até ser capaz de combiná-los todos.